top of page

A fim de garantir que nosso orçamento  inicial fosse suficiente para 1 ano de viagem, estipulamos um limite de gastos, que varia de acordo com o país ou local por onde passamos. Para tanto, discriminamos e controlamos todas as despesas diárias com hospedagem, transporte e alimentação. Além disso, soma-se os gastos "extras", tais como vistos, tickets de museus, parques, etc. Há diversas formas de enconomizar e utilizamos várias delas. Seguem algumas dicas:

* A acomodação, geralmente a parte mais custosa, tem sido muito poupada financeiramente por meio do CouchSurfing, uma plataforma íncrivel que muito mais que hospedagem oferece a possibilidade de troca de experiências com pessoas locais. Também, super adeptos ao camping, aproveitamos os lugares paradisíacos pelos quais temos passado, e sempre que possível buscamos armar nossa barraca curtindo as mais lindas paisagens.

* Geralmente existe uma grande variedade de meios de tranportes (avião, trem, ônibus, etc), e sua escolha depende do seu tempo  disponível e do conforto que você procura. No nosso caso, já que tempo não é um problema, a primeira opção é sempre a mais barata. A carona também tem sido essêncial, principalmente em locais em que o transporte público não funciona. Torna-se assim um jeito bacana de pegar a estrada e conhecer pessoas. Não podemos garantir que é totalmente seguro, mas até então só tivemos boas experiências.

* Comer bem nem sempre é sinônimo de gastar. Fugimos dos locais turísticos e procuramos os restaurantes locais, normalmente menos requintados, mas sem dúvida mais interessantes. Outra opção é a comida de rua, que na maior parte da Ásia é muito popular e barata. Também carregamos nosso kit panelas e quando sentimos falta de um tempero mais caseiro, vamos ao mercado e cozinhamos por conta própria.

* Dado o período de viagem e nossa flexilidade, estamos abertos as oportunidades de voluntariado e buscamos de alguma forma contribuir por onde passamos. Workaway é um platarforma interessante para quem está interessado em trabalhar e economizar, uma vez que a acomodação e  alimentação geralmente estão inclusos nos projetos.

 

 

 

viASIAndo

bottom of page